Fone: (47) 3036-4600 Atendimento: FONE Support icon Orçamento 0 item

Notícias

Garuva terá a primeira fábrica de tratores do Estado.

15/05/2012
c6d599e3e7d05714eea44ca1519b501e.jpg

A empresa de tratores sul-coreana LS Mtron assinou, junto ao Governo do Estado, um protocolo de intenções para implantação de uma unidade industrial para produção de tratores no município de Garuva, no Norte de Santa Catarina. O investimento inicial é estimado em R$ 30 milhões, incluindo terreno, impostos, equipamentos e veículos.

A sul-coreana produz e distribui tratores, máquinas injetoras e componentes para automóveis. Os tratores fabricados no Estado terão de 23 a 100 cavalos de potência. O empreendimento terá capacidade para produzir cinco mil unidades por ano e deve gerar 100 empregos diretos com faturamento de R$ 175 milhões anuais e possibilidade de aumento conforme a demanda do mercado. No mundo, todo o setor de tratores da LS Mtron produz, anualmente, 50 mil unidades.


Jung Soo Yoo, presidente da LS Mtron Brasil, afirma ser estratégico investir no Brasil hoje, e especificamente, em Santa Catarina, pela força da agricultura no Estado e por não existir empresa similar. “Queremos ser parceiros por um longo tempo e para iniciativas ainda maiores”, garante. A empresa ainda planeja, em uma segunda etapa, produzir máquinas injetoras e componentes de automóveis em Garuva.

A sul-coreana ainda pretende contratar, até 2020, um total de 400 empregados na unidade catarinenses. Com essa estratégia, é esperado um crescimento anual de 24% nas vendas.  “Queremos atingir 9% da fatia de mercado até 2016 e 15% até 2020”, adianta Jung.

A contrapartida do Governo tem um cunho social para ajudar pequenos agricultores catarinenses e também de outras regiões do Brasil. Dentro de um tratamento tributário diferenciado, os tratores vendidos para regiões de baixo IDH, terão isenção total de ICMS. “Apesar de ter 1% do território brasileiro, Santa Catarina é o quinto maior produtor de alimentos e isso foi um importante fator nessa decisão, que deve trazer crescimento econômico para o Estado”, afirma Paulo César da Costa, secretário-executivo de Assuntos Estratégicos.

Fundada em 2008, a LS Mtron é do mesmo grupo da LG Electronics, com sede na Coreia do Sul e representações em mais de 15 países. A unidade brasileira vai produzir para o mercado interno, mas também terá foco na exportação. “A infraestrutura portuária catarinense, com cinco portos, também é um diferencial”, explica o secretário.

Fonte: Noticenter